segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

HD Ready,FULL HD, Resoluções de Ecrã

HD READY:

   O selo HD ready presente nas Tv's especifica uma série de requisitos técnicos, mas não certifica que o aparelho tem capacidade de disponibilizar a melhor resolução( FULL HD). As especificações são muito flexíveis e nos casos mais simples (especificações básicas) fornecem uma qualidade de imagem superior à imagem em formato PAL.
   A grande maioria dos equipamentos com selo HD Ready não possuem pixeis suficientes para fornecer uma representação real do Full HD (1920x1080p), e por vezes nem a menor resolução HD existente (1280x720). O termo HD compatible (compatível com HD) tem sido usado para indicar que um equipamento de exibição possui compatibilidade com o formato HDMI, mas com uma menor resolução que os equipamentos HD ready.




Requizitos HD ready:
Cabo DVI
  1. A resolução mínima de ecrã (ex. LCD, ecrãs Plasma) é 1280x720 pixeis de definição em formato 16:9.
  2.  Aceitar entradas via: Analógica ; DVI ou HDMI 
  3.  Aceitar os seguintes formatos de vídeo:
    • 1280x720 a 50 e 60Hz;
    • 1920x1080 a 50 e 60Hz;

Cabo RGB
Cabo HDMI

 FULL HD:(full high definition)

A derradeira resolução, quero com isto dizer que é a melhor definição de imagem até a data. Devo alertar para a necessidade de ter um sinal com alta definição(Blue-ray, DVD), para se poder usufruir de todo o potencial do ecrã.
   Um equipamento com esta particularidade, tem a capacidade de reproduzir imagens com uma resolução de 1920 pixeis de resolução horizontal por 1080 linhas de resolução vertical.




Resoluções de Ecrã:
   Sempre que consultamos as especificações de um ecrã, encontramos uma série de nomenclaturas que desconhecemos na maior parte dos casos, como por exemplo: 480i, 480p, 720i, 720p, 1080i, 1080p. Os índices 'i' e 'p', designam  o tipo de varredura da imagem, nomeadamente entrelaçado e não-entrelaçado respectivamente.
    A diferença de qualidade entre os modos entrelaçado e não-entrelaçado é significativa. O sistema de televisão analógico utiliza a varredura entrelaçada. 
  • Nesse método, primeiro são desenhadas as linhas ímpares (linha 1, linha 3, linha 5, etc) do ecrã. Depois, quando o ecrã termina de ser preenchido  são desenhadas as linhas pares (linha 2, linha 4, linha 6, etc), seguidamente o processo repete-se. Resumindo, o modo entrelaçado desenha a cada passagem metade das linhas do ecrã, numa primeira passagem as linhas ímpares, numa segunda passagem as linhas pares. Criando a ilusão de uma maior resolução, em que apenas metade da imagem é formada. 
  •    Já na varredura não-entrelaçada (ou progressiva) todas as linhas são desenhadas de uma só vez. Assim sendo cada imagem criada, utiliza todas as linhas disponibilizadas pela TV/monitor .
Diferenças nos modos de entrelaçamento: à esquerda o modo progressivo; à direita o modo entrelaçado;

   Em termos de qualidade,por exemplo, a resolução 1080i não é necessariamente melhor que a resolução 720p. Apesar da resolução 1080i ter mais pixeis, a varredura é entrelaçada. Por outro lado, apesar de a resolução 720p ter menos pixeis, o facto de termos uma varredura progressiva (não-entrelaçada), faz com que a qualidade visual seja  superior.
Resolução VS Aspect Ratio


Sem comentários:

Enviar um comentário